Comunicação e Cultura é uma Organização da Sociedade Civil sem fin lucrativos, com sede em Fortaleza e atuação nacional.

As origens de nossa instituição estão na comunicação popular, e remontam a 1987, quando recebemos uma solicitação da Associação de Moradores do Mucuripe, importante bairro popular de Fortaleza, para assessorar a equipe de jovens que publicaria o jornal da comunidade.

No ano seguinte criamos o projeto Jornais Comunitários Associados, para viabilizar a publicação de jornais populares no Ceará e formar seus editores. O sucesso desse trabalho (mais de um milhão de exemplares publicados) provocou uma forte demanda de participação de professores e estudantes.

A partir de 1994 passamos a priorizar o trabalho com jornais estudantis e escolares, área na qual nos especializamos e que nos valeu o Prêmio Itaú-Unicef Educação e Participação (1999).  Trabalhamos para uma escola transformadora e cidadã. Nessa área nosso foco é o letramento e o protagonismo estudantil e docente.

Desde 2015 investimos também no desenvolvimento da capacidade empática e cooperativa de estudantes e de professores, através do programa Turma Legal, que os professores podem acessar gratuitamente. A atuação está restrita aos anos iniciais do ensino fundamental, por enquanto.

 

Equipe:

Daniel Raviolo

Luciana Ferreira Lopes

Maria Weslany Lima Santos Raviolo

Talyne Aparecida de Oliveira Sá

Gláucia Pimenta

 

Conselho Fiscal:

Carlos Larocca

Cláudio Solon

 

Conselho Consultivo:

Oscar Arruda

Malvinier Macedo

Hans Jurge Fiege

 

Empresas parceiras: Gráfica Garin, RCosta Tecnologia, Soluções Contábeis.

Parcerias de desenvolvimento: Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, ATADOS.

 

Filiada à ABONG