Por que desenvolver empatia na escola? 

  • O comportamento pró social – a ação em favor do outro, do grupo e da comunidade – fundamenta a convivência pacífica e enriquecedora para todos/as.
  • A base do comportamento pró social é a empatia. Sua atitude principal é a cooperação. Empatia e cooperação devem fazer parte central da proposta educativa contemporânea.
  • Não há cultura da paz sem empatia. Na escola, a empatia cria o contexto favorável à erradicação do bullying e da violência de gênero.
  • Professores/as que desenvolvem sua capacidade empática conseguem melhores resultados educativos (foco no aluno individualizado).
  • A aprendizagem aumenta nos ambientes seguros e cooperativos, que também apresentam melhor comportamento disciplinar.

PROGRAMA TURMA LEGAL 2017

O programa Turma Legal é uma proposta educativa que está sendo desenvolvida por nossa instituição desde 2014.

Ele oferta gratuitamente planos de aula com duas atividades lúdicas e divertidas e de curta duração (no máximo 25 min) a serem realizadas a cada mês com os alunos/as do 1o ao 5o ano. Opcionalmente, os professores/as podem realizar vídeos-debates (videos infantis instigantes são fornecidos pelo programa). Veja fundamentos pedagógicos a seguir.

A inscrição é gratuita para professores/as do 1o ao 5o ano de escolas públicas e particulares.

É possível aderir à versão de participação “Com Certificado”. Essa variante é opcional e tem custo de R$ 60.  Para receber o certificado, é necessário realizar as atividades mensais e as atividades específicas que serão propostas em ambiente de aprendizagem virtual. O certificado é de 80 horas.

Transparência:

Os professores/as que optam pela participação SEM Certificado não sofrem nenhum prejuízo quanto ao acesso aos planos de aula, videoaulas e materiais conceituais do projeto, assim como ao direito de fazer consultas via email.

O valor solicitado para a participação COM Certificado destina-se a cobrir o custo de implantação do ambiente de aprendizagem virtual, ao acompanhamento e à emissão dos certificados.

Embasamento pedagógico

  1. O desenvolvimento acontece mediante a interação social da criança com colegas (Piaget, Vigotsky).
  2. Os valores decorrem ou são a racionalização de emoções (neurociência).
  3. Uma ação educativa eficaz requer continuidade ao longo do percurso escolar. O aumento da capacidade empática é uma evolução psicológica que requer essa continuidade.

 

Mais informações, escrever para turmalegal@comcultura.org.br

Inscrições aqui

(nenhum pagamento requerido no momento, mesmo para quem opta pela versão COM certificado).

Inscrições até 17 de março.