Home » Primeiras Letras

Primeiras Letras

O que é e como surgiu o Primeiras Letras

conhecaplEm 1995, professoras de uma escola comunitária de Fortaleza solicitaram o apoio do Comunicação e Cultura para editar um jornal, a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula com os alunos da 1ª a 4ª séries. Foi o início de uma experiência de sucesso que se transformou no Primeiras Letras.

A iniciativa viabiliza a publicação de jornais editados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, com textos e desenhos de seus alunos. Os jornais, que circulam dentro e fora da escola, servem como instrumento de dinamização das aulas e de valorização social da escrita.

As publicações são preparadas na escola e enviadas para a sede do Comunicação e Cultura, onde é feita a impressão.

Resgatando a função social da escrita

como-surgiuO Primeiras Letras parte da constatação de que escrever para o jornal escolar é um importante fator de motivação para as crianças. Suas opiniões e produções – sejam redações, pesquisas ou desenhos – são valorizadas através da exposição em publicações que circulam por toda a escola e na comunidade, principalmente entre os pais de alunos.
O jornal escolar contribui para tornar mais prazeroso o ato de aprender. Crianças e adolescentes deixam de escrever apenas pela nota ou porque os professores pedem. Fica no primeiro plano a paixão por comunicar, o desejo de fazer chegar ao outro uma parte de si.
Assim, um dos principais objetivos do Primeiras Letras é resgatar, no processo de aprendizagem, a função social da escrita.
A produção dos jornais estimula também o desenvolvimento da cidadania nas crianças, através do debate de opiniões. Isso acontece na escolha dos assuntos abordados e dos textos a serem publicados, na construção de opiniões coletivas em sala de aula, na expressão de pontos de vista contraditórios, nas reivindicações feitas em cartas dirigidas às autoridades, entre outros.
As publicações Primeiras Letras também acabam por dar visibilidade ao trabalho dos professores, favorecendo seu justo reconhecimento.

Resultados

Os números do Primeiras Letras revelam um programa que beneficia o aprendizado dos alunos envolvidos e gera transformação em diversas regiões.

Como participar?funcao-social-escrita

Para saber como participar do Primeiras Letras, acesse o Portal do Jornal Escolar: www.jornalescolar.org.br

Para obter mais informações envie-nos um e-mail: primeirasletras@comcultura.org.br

Ou utilize a via postal:

Comunicação e Cultura
Rua Castro e Silva, 121 – Centro
60030.010 — Fortaleza-CE
Telefone: [85] 3455.2150
Fax: [85] 3455.2154

Voltar