Home » Fala Escola

Fala Escola

Conheça o Fala Escola

falaescolalogoO Fala Escola viabiliza a publicação de jornais escolares que veiculam textos, desenhos e outros conteúdos produzidos pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O jornal também pode ser implantado no segundo segmento da EJA.

O conteúdo do jornal pode ser produzido em sala de aula, como resultado de atividades mediadas pelos professores, como também pode ser fruto de atividades extra classe dos adolescentes ou mesmo de grupos organizados (grêmio, grupo de esporte ou cultura, por exemplo). O jornal pode, ainda, “mesclar” atividades de turno e contra-turno (turno complementar).

Cada escola tem seu próprio jornal, que pode ser coordenado por um professor, um grupo de alunos ou ainda por uma coordenação mista. Em todos os casos, a produção do jornal é integralmente realizada na escola, incluindo a diagramação e a editoração eletrônica.

Princípios básicos

O Fala Escola é uma iniciativa do Comunicação e Cultura que está inserido dentro do Programa Jornal Escolar, atingindo o público dos anos finais do ensino fundamental.

Ele possui uma grande flexibilidade que permite diversas formas de apropriação, conforme o entendimento da escola e a própria vontade de participação dos jovens:

  • Publica textos realizados em sala de aula;
  • Publica também textos espontâneos produzidos por adolescentes;
  • Publica textos de grupos organizados (como o grêmio);
  • A forma de coordenação é determinada pela Secretaria de Educação parceira, podendo adotar uma destas variantes: Coordenação de um professor designado pela escola; Coordenação de um grupo de alunos; Coordenação compartilhada (colegiado, inclusive com a participação do grêmio).

Para desenvolver a metodologia Fala Escola é preciso estar atento a alguns princípios básicos:

  • A observação do Código de Ética do Fala Escola;
  • A autonomia da escola ou grupo coordenador (grupo, grêmio, ou conselho escolar) quanto à escolha da pauta, redação e ilustração do seu jornal, sem imposições externas;
  • O caráter não lucrativo do jornal (qualquer recurso financeiro gerado pela atividade deve voltar para a escola).

Resultados

Os números do Fala Escola revelam um programa que beneficia o aprendizado dos alunos envolvidos e gera transformação em diversas regiões.

Como participar

Cabe à Secretaria de Educação escolher as escolas que implantarão o jornal escolar, podendo ser por adesão ou por caráter universal. O Comunicação e Cultura recomenda a universalização, e trabalha para que as condições de participação financeira permitam essa extensão.

Há três maneiras de se implantar o Fala Escola. Na primeira, ele é implantado pela Secretaria de Educação. Na segunda, a implantação é feita diretamente pelo Comunicação e Cultura, que ministra oficinas à equipe do jornal nas escolas. A terceira é se sua escola faz parte do programa Mais Educação, do Governo Federal.

Para saber mais sobre o Fala Escola, acesse o Portal do Jornal Escolar.

Para obter mais informações:

Programa Fala Escola
E-mail: falaescola@comcultura.org.br
Telefones: (85) 3455-2150 / (85) 3455-2163

Ou utilize a via postal:

Comunicação e Cultura
Rua Castro e Silva, 121 – Centro
60030.010 – Fortaleza-CE
Telefone: (85) 3455.2150
Fax: (85) 3455.2154

Voltar