Home » Clube do Jornal

Clube do Jornal

O que é o Clube do Jornal?

clube-do-jornalpeqProduzir jornais e difundir opiniões e pensamentos através de seus textos. Essa é a realidade dos estudantes de Ensino Médio que fazem parte do Clube do Jornal de suas escolas. A ferramenta promove a organização juvenil e é aberta à participação de todos os adolescentes interessados.

Os Clubes, montados em cada escola, publicam seu próprio jornal. Os jovens possuem autonomia na escolha e redação de matérias, na programação visual da publicação, no número de páginas e outros fatores envolvidos na produção.

Criado em 1995, o Clube do Jornal é uma iniciativa da ONG Comunicação e Cultura, que conta hoje com o apoio do Oi Futuro. Até então, o Clube realizava somente jornais estudantis impressos. No entanto, diante do crescimento da democratização da Internet entre o público jovem, o programa adaptou-se aos novos tempos e surgiu uma idéia ousada: por que não realizar jornais utilizando essa ferramenta e conectar mais pessoas em torno deste propósito? Assim, foram definidas as atuais diretrizes do programa, que passa a integrar o fazer jornal ao contexto de convergência de mídias e saberes, em um ambiente na Web.

Visando a maior qualidade dos jornais produzidos, a equipe do Comunicação e Cultura promove Encontros de Intercâmbio de Experiências entre os redatores das publicações e ministra cursos em diversas áreas – comunicação, liderança, gênero, saúde reprodutiva, educação pública, produção de textos e editoração eletrônica.

Objetivos

como-participar1Formar jovens cidadãos críticos, que contribuam para o desenvolvimento social e político de sua cidade, estado e país, começando pelas escolas onde estudam e comunidades onde vivem. Essa é a meta do Clube do Jornal.

A iniciativa valoriza socialmente a escrita e a leitura dos jovens, aproveitando o fato de os jornais estudantis abordarem assuntos interessantes de seu universo.

O Clube do Jornal também proporciona aos participantes uma compreensão da importância da comunicação e da mídia, para pensar caminhos e possibilidades da informação na sociedade contemporânea.

Resultados

Os números do Clube do Jornal revelam um programa que beneficia o aprendizado dos alunos envolvidos e gera transformação em diversas regiões.

Como participarobjetivo

O Clube do Jornal está presente em diversas escolas municipais de Fortaleza, no Ceará, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, e em vários municípios de Pernambuco, por meio de parceria com o PROCENTRO.

Para saber mais sobre o Clube do Jornal, acesse www.clubedojornal.org.br

Para obter mais informações envie um email para: clubedojornal@comcultura.org.br

Ou utilize a via postal:
Comunicação e Cultura – Programa Clube do Jornal
Rua Castro e Silva, 121 – Centro
60030.010 — Fortaleza-CE
Telefone/Fax: (85) 3455.2150

Voltar