Home » Programas

Programas

Desde 1995, o Programa Jornal Escola foi implementado, como iniciativa de educação pela comunicação que viabiliza a publicação de jornais escolares e estudantis.

O Programa é um conjunto articulado que engloba quatro iniciativas, cujos públicos-alvos abrangem da infância aos últimos anos da juventude, passando pela adolescência:

  • Primeiro segmento (Primeiras Letras). Público-alvo: crianças que freqüentam os anos iniciais do ensino fundamental, da 1º ao 5º ano.
  • Segundo segmento (Fala Escola). Público-alvo: pré-adolescentes e adolescentes que freqüentam os anos finais do ensino fundamental, da 6º ao 9º ano; jovens e adultos beneficiados pela Educação de Jovens e Adultos; jovens beneficiados pelo programa ProJovem.
  • Terceiro segmento (Clube do Jornal). Público-alvo: adolescentes e jovens que freqüentam o ensino médio.

Confira aqui nossos Resultados.

O suporte do Programa Jornal Escola é a produção de jornais impressos mas, . Atualmente, a ação está evoluindo para produção de jornais multimídia, na web.

Cada segmento do Programa Jornal Escola tem metodologias específicas, que consideram as peculiaridades de seus respectivos públicos, assim como os outros atores que participam ou se articulam com as iniciativas de comunicação – institucionais e individuais – e mesmo os objetivos específicos (por exemplo, dar apoios aos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, fortalecer as instâncias participativas nas escolas e permitir a educação entre pares nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, ou aumentar a participação nos debates sobre a cidade no segmento dos jornais juvenis).