Comunicação e Cultura atua através de dois programas principais e dois complementares.
Principais:

 

Jornal na Escola

Divulgamos e criamos soluções pedagógicas para o jornal na escola, instrumento de letramento e participação social de estudantes e professores. Apoiamos com soluções para implantar o jornal em redes, escolas e turmas, integrada ao que já é feito em termos de escrita e protagonismo estudantil. Apoiamos professores e escolas que fazem jornais de forma autônoma. Disponibilizamos gratuitamente planos de aula, tutoriais e recomendações. Esta é nossa área de atuação desde 1994.

 

Empatia e cooperação na escola

A reflexão sobre o bullying nos levou a criar uma proposta para o desenvolvimento da capacidade empática e cooperativa dos alunos/as, atualizada pedagogicamente e de simples realização. Ela é disponibilizada gratuitamente aos professores, com inscrições anuais. A empatia é a base do comportamento pró-social e da cultura da paz. Uma Turma Legal (nome do programa) tem melhores condições de aprendizagem e apresenta menos problemas disciplinares. Professores empáticos são melhores professores.

 

Programas complementares:

Voluntariado para a escola

Acolhemos diagramadores voluntários para as escolas que publicam jornal. Pessoas de todo o Brasil que diagramam jornais nas suas horas livres, em casa. Por enquanto restrito apenas para os jornais publicados dentro dos projetos do Comcultura.

Impressão e diagramação

O custo de impressão e diagramação constituem um grande obstáculo para os projetos de comunicação. Damos um apoio importante nessa área com impressão e diagramação a preço de custo para qualquer lugar do Brasil e para qualquer tipo de jornal escolar, comunitário, cultural, mesmo não participando de nossos projetos. É um serviço que oferecemos há mais de 20 anos.