JORNAL DA TURMA ACELERA

O interesse do Instituto Ayrton Senna pelo jornal escolar vem de longe. Na virada do século ele apoiou o Comunicação e Cultura nos primeiros desenvolvimentos metodológicos da ferramenta. Passaram-se os anos, e em 2014 a parceria voltou na forma de uma aliança para somar forças. Nesse ano, o jornal escolar foi implantado nos programas Circuito Campeão e Gestão Nota 10 em oito municípios de seis estados. Alunos do 4º ao 7º ano publicaram 167 edições de 59 jornais.

A avaliação mostrou resultados convincentes, o que levou a dar novo passo em 2015, quando a versão metodológica “jornal da turma”(*) foi incorporada ao Programa Acelera Brasil, com 112 escolas beneficiadas. Nova avaliação levou a ampliar a experiência em 2016, quando a ferramenta passou a ser trabalhada em 313 turmas de cinco municípios do Maranhão, em Salvador, Recife e Natal.

O jornal permite trabalhar a produção textual de maneira mais consistente – posto que permite seu uso social real e efetivo – e melhora a autoimagem dos alunos do Programa Acelera, que são repetentes ou multirrepetentes. Para eles, o fato de receberem elogios por suas produções constitui uma verdadeira “virada de jogo”.


(*) Jornal escolar e jornal da turma

Os conteúdos do jornal escolar são produzidos por alunos de diversas turmas, cujas produções são encaminhadas a um professor editora. Já no jornal da turma, o mesmo grupo de alunos produz a totalidade dos conteúdos, podendo chegar até a edição do jornal. A modalidade Jornal da Turma apresenta as seguintes vantagens:
Aprofundamento dos resultados educativos, pois o jornal é integrado ao dia-a-dia (todo o conteúdo trabalhado pode ser transportado para o jornal);

O jornal é uma realização coletiva que valoriza a integração, a corresponsabilidade e outras atitudes positivas, criando condições favoráveis ao desenvolvimento das competências socioemocionais;
O jornal é uma obra criativa do professor, o fruto de sua mediação educativa. Ele divulga o trabalho que realiza e permite que mais pessoas o conheçam. A satisfação pessoal obtida revigora seu compromisso e sua motivação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *