Inscrições para o Programa Turma Legal – desenvolver empatia e cooperação na sala de aula

Estão abertas até 13 de março as inscrições para professores que desejam aplicar a metodologia Turma Legal de desenvolvimento da capacidade empática e cooperativa dos alunos. A iniciativa tem o apoio da Embaixada da Finlândia.

São ofertadas 200 vagas para docentes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas, particulares ou comunitárias em todo o Ceará.

20151009_100425
Turma de 4°ano aplicando a metodologia

Origem e desenvolvimento

A metodologia Turma Legal nasceu de nossa esperiência com o programa finlandês antibullying KiVa em 2014. A avaliação levou a criar em 2015 uma nova metodologia, que foca no desenvolvimento da capacidade empática no contexto do bullying e da condição de desenvolvimento das competências socioemocionais em geral. Profundas mudanças foram feitas também para adequar a proposta à realidade da escola brasileira. Por isso, o Turma Legal é um programa específico, diferente do KiVa.

Por que empatia? A importância da empatia pode ser avaliada a partir de três perspectivas complementares: a missão da educação, a situação social e a vida profissional dos professores. A missão da educação – A empatia é o fundamento dos valores e das competências socioemocionais (principalmente a cooperação). Ela está implicada também no altruísmo e no desejo de querer mudar o mundo. A situação social – a empatia é um alicerce para construir a cultura da paz, fundamental em uma sociedade doente de violência. Na escola, ela cria o contexto favorável à erradicação do bullying. Vida do professor – Turmas empáticas têm mais coesão e menos problemas de disciplina. Elas apresentam também condições favoráveis para a aprendizagem. Assim, o investimento em empatia é um processo ganha-ganha para alunos e professores, em todos os planos.

IMG_0944
Mural produzido por uma turma participante

O início do curso ocorre em 14 de março e vai até novembro com duas atividades práticas por mês. A metodologia do Turma Legal tem como princípio ir além do antibullying nas escolas, combatendo-o de maneira indireta. “Em vez de pegar pelo lado negativo do bullying, a gente inverteu a lógica. Diminuir o bullying através da empatia. São atividades práticas simples, lúdicas e de curta duração. Os professores ganham muito com essas atividades em sala de aula”, complementa Daniel – fundador da ONG Comunicação e Cultura.

Inscrições para metodologia para desenvolver empatia e cooperação na sala de aula

Quem pode se inscrever: professores do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental (escolas públicas e particulares).
Para se inscrever clique AQUI
Até o dia 13 de março de 2016 – início das atividades 14 de março.

Curso gratuito!

Maiores informações: Programa Turma Legal 2016

One thought on “Inscrições para o Programa Turma Legal – desenvolver empatia e cooperação na sala de aula

  • 25/02/2016 at 22:36
    Permalink

    Estou muito feliz em fazer parte de curso, espero que me traga muita contribuição para minha pratica pedagógica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *